segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto UCA

 




"...Alunos do CEM (Centro de Educação Municipal) “Prof.ª Neyde Tonanni Marão”, localizado no bairro Jardim das Palmeiras I, ganharam uma ferramenta adicional para auxiliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem oferecido pela rede municipal. Dentro de alguns dias mais de 400 estudantes terão disponível um netbook com acesso à internet para uso pedagógico ilimitado. “O objetivo do projeto é formar alunos pesquisadores, autônomos e empreendedores. Os alunos já tinham acesso aos computadores e internet oferecidos no laboratório de informática da escola, mas o uso era feito de forma limitada (duas horas por semana) com horário fixo para atender as salas. Agora eles terão o computador disponível que poderá ser usado a qualquer momento da aula, de acordo com a necessidade do recurso”, explica a diretora Devanir da Silva Sanches.
Votuporanga foi uma das duas cidades da região escolhidas pelo Ministério da Educação para abrigar o programa UCA (Um Computador por Aluno), que integra as ações educacionais com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O Ministério da Educação já comprou 150 mil computadores portáteis para atender as escolas contempladas pelo programa.

Diretora e coordenadora da escola, juntamente com um técnico de informática da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo receberam treinamento nos dias 31 de maio e 01 de junho com as instruções do programa. “Três universidades paulistas atuaram no desenvolvimento deste projeto no Estado. Unicamp, USP e Puccamp, esta última ficou responsável pelo acompanhamento do projeto em Votuporanga”, conta a diretora. Os computadores já estão na escola e, agora, a estrutura física da unidade está sendo preparada para instalação dos equipamentos.

Com os netbooks os alunos desenvolverão atividades complementares às aulas teóricas podendo explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária e com toda a interatividade que só a internet pode oferecer. O método apostilado utilizado nas escolas municipais de Votuporanga favorece este trabalho de inclusão digital por meio do portal Aprende Brasil, onde cada professor tem uma senha para entrar no sistema e apresentar o conteúdo e às atividades aos alunos. A secretária interina da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Luzia Zirundi, afirma que “é uma satisfação poder oferecer aos nossos alunos esta grande oportunidade de inclusão digital, já que muitos deles não teriam outra oportunidade como esta”
 

LINK ORIGINAL http://www.votuporanga.sp.gov.br/www/noticia/?nid=1843

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário